segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Prefeitura combate abate clandestino de suínos, ovinos e caprinos

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) realiza, pela primeira vez em São Luís, uma campanha sistemática para combater o abate e a comercialização clandestina de suínos, caprinos e ovinos.
 
A comercialização desses produtos sem fiscalização sanitária nas feiras e mercados da capital provoca, no consumidor, doenças variadas como brucelose, cisticercose, leptospirose, entre outras. A maioria das vezes as pessoas contaminadas não associam a doença à ingestão de alimentos contaminados.
 
Para solucionar esse problema que é uma questão de saúde pública, a Semapa estimulou a criação de uma linha de abate especializada no Matadouro DA Vital (BR-135, Maracanã), com capacidade de beneficiar 60 animais/dia.
 
Nesta segunda-feira (21), às 15h, o local receberá a visita do secretário da Semapa, Marcelo Coelho, e técnicos do serviço de inspeção. O objetivo é realizar uma vistoria técnica das instalações e liberar seu funcionamento. No dia seguinte será iniciado o abate normal.
 
A partir de quarta-feira (23), a Vigilância Sanitária, Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e Blitz Urbana estarão em todos os mercados e feiras para fiscalizar e apreender toda carne suína, caprina e ovina que não apresentar o carimbo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e autuar o feirante-talhador que não tiver em seu açougue o selo SIM afixado em local visível.
O Quê: Visita técnica da equipe a Semapa ao matadouro DA Vital
Onde: Linha de abate de suínos, caprinos e ovinos do matadouro DA Vital
Quando: Segunda-feira (21), às 15h
Sugestão para entrevistas:
Marcelo Coelho – Secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento
Francisco Cordeiro – Coordenador de Defesa e Inspeção Sanitária Animal
Andrea Carneiro - Superintendente de Inspeção sanitária
João Ubaldo de Moraes – assessor de Comunicação- (98) 8848-0002

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...