sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Prefeitura desenvolve ações na Festa da Juçara

 
 
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está realizando nesse mês de outubro uma série de ações de controle durante a 43ª edição da Festa da Juçara, em São Luís. As atividades são coordenadas pela Vigilância Epidemiológica e Sanitária e têm como objetivo orientar a produção, venda e consumo do suco da juçara e seus derivados (cocadas, doces, bombons e sorvetes) com base na Norma Técnica Especial, que cria as exigências higiênico-sanitárias adequadas para o manuseio e conservação do alimento.
 
De acordo com a superintendente da Vigilância Sanitária Municipal, Teresinha Lobo, devido à característica altamente perecível do suco,“mesmo sob refrigeração, existe uma grande preocupação quanto à comercialização do produto que visa reduzir possíveis riscos ao ser consumido pela população”,disse.
 
Durante os finais de semana em que acontece a festividade, as equipes da Vigilância, em regime de plantão, realizam ações fiscalizadoras observando as boas práticas na manipulação dos alimentos, limpeza e desinfecção dos reservatórios de água, carteiras de saúde atualizadas de quem trabalha com o produto, uso de uniformes completos, acondicionamento das comidas, entre outras exigências.
 
As equipes também realizam um trabalho educativo junto aos comerciantes e a população em geral que participa do evento, através da distribuição de material informativo.
“Todas as ações tem como objetivo controlar fatores de risco que possam propiciar o surgimento de doenças que possam ser transmitidas pela água e/ou alimentos”, ressaltou Teresinha Lobo.
FESTA DA JUÇARA
 
O evento iniciado em 1970 acontece em sua 43ª edição no Parque da Juçara, bairro Maracanã, zona rural de São Luís. Além dos produtos voltados para a alimentação, o festejo conta também com a comercialização do artesanato produzido através da palmeira que origina o fruto e, também do próprio fruto.
 
 

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...