terça-feira, 1 de outubro de 2013

Alunos da rede municipal participam de bate-papo com escritor Benjamin Moser

Conhecimento, cultura e ludicidade. São essas as palavras que podem ser empregadas para caracterizar o bate-papo que o escritor norte-americano Benjamin Moser teve com cerca de 80 alunos da rede pública de ensino de São Luís na manhã desta terça-feira (1º). A ação de incentivo à leitura e à escrita que aconteceu na Unidade de Educação Básica Luís

Viana também será desenvolvida em outras nove escolas durante esta semana.

 
O momento literário não ficou restrito aos alunos e envolveu os educadores da escola na preparação para o evento e na participação efetiva no bate-papo. “Nossos professores trabalharam obras de Clarice Lispector com os alunos nas aulas para que eles pudessem adquirir mais conhecimento acerca da autora e houvesse mais interação neste bate-papo. Por isso, a participação de todos foi muito boa”, destacou a gestora escolar Soraia Pinheiro.
 
Para o escritor, o bate-papo com os alunos foi um momento que visou estender o alcance da Literatura e auxiliar no desenvolvimento educacional dos jovens. “Adorei ter estado na escola e poder conversar com os alunos sobre a vida de Clarice Lispector e sobre Literatura. Nós, escritores, não podemos restringir a Literatura à academia. Leitura possibilita conhecimento e espero ter despertado nesses jovens o interesse pela atividade”,destacou Benjamin Moser.
 
A visita do escritor Benjamin Moser à escola integrou a programação da 7ª Feira do Livro (FeliS), evento promovido pela Prefeitura de São Luís, e vai ao encontro de ações de incentivo à leitura e à escrita desenvolvidas pela Secretaria de Educação (Semed) nas escolas da rede municipal.“Essa é mais uma atividade que promove conhecimento e cultura às nossas crianças, através do incentivo à leitura. Assim, corrobora com a política desenvolvida pela Secretaria nas nossas escolas”, destacou coordenadora do Currículo Escolar da rede municipal de ensino, Ana Champoudry.
 
Por mais de uma hora os alunos puderam desfrutar da presença do escritor Benjamin Moser e adquirir mais conhecimento sobre a vida e a obra da escritora ucraniana Clarice Lispector. Em meio a perguntas sobre a autora e curiosidades acerca da vida do próprio escritor Benjamin Moser, os alunos puderam esclarecer dúvidas e curiosidades a respeito do mundo literário.
 
“Achei a conversa muito interessante e incentivadora, porque ele é norte-americano e se dedicou a estudar uma escritora que viveu grande parte da vida aqui no Brasil. Ampliei bastante meu conhecimento sobre a vida e a obra de Clarice Lispector e também acerca da Literatura Brasileira nesse bate-papo com o escritor Benjamin Moser. Ele veio de outro país e reconheceu a cultura que temos em nosso país”, destacou a aluna Elaine Viegas, do 9º ano.
ITINERÂNCIA
 
Nesta quarta-feira (2), o escritor João Pedro de Sá Roriz visitará três unidades de Educação Básica. Às 8h, o escritor realizará o bate-papo literário “Para Gostar de Ler” com alunos e educadores da escola “Maria Rocha” (Avenida dos Africanos, nº 2100 – Areinha). A partir de 14h, o autor estará presente na Unidade de Educação Básica “Professor Rubem Teixeira Goulart” (Rua 06, s/n Conjunto Centauros – Cohab Anil III) e, às 20h, na “Santa Clara” (Rua 03 Amigos, nº 1000 – Santa Clara). João Roriz, também ator e jornalista, é considerado uma das maiores revelações do mercado literário juvenil da atualidade.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...