quarta-feira, 10 de abril de 2013

Prefeitura participa do lançamento do programa Maranhão Sem Drogas

 
 
A Prefeitura de São Luís esteve presente no lançamento do programa “Maranhão Sem Drogas”, de autoria do Governo do Estado. O prefeito Edivaldo Holanda Junior foi representado pela titular da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), Deborah Baesse. “É importante entender que o Estado está atento a esta questão que é gravíssima. A violência, de maneira geral, traz como fator de base o uso e tráfico de drogas, por isso, são de extrema relevância propostas bem estruturadas”, destacou.

O “Maranhão Sem Drogas” é coordenado pela Secretaria Extraordinária de Estado de Assuntos Estratégicos (SEAE) e objetiva a redução do uso, tráfico e danos causados pelas drogas pautado em três pilares: a família, a escola e a comunidade. De acordo com dados apresentados durante o lançamento, 20% dos casos de evasão escolar estão relacionados ao uso das drogas. Inicialmente, o programa atenderá os municípios considerados críticos no consumo de entorpecentes como São Luís, São José de Ribamar, Imperatriz, Açailândia, Axixá, Anajatuba, Caxias entre outros.

O programa será desenvolvido nas escolas através de concursos culturais, corridas, gincanas, oficinas e palestras. As estratégias incluem capacitação de multiplicadores, professores, pais e o incentivo à criação dos Conselhos Municipais de Políticas contra Drogas.

A secretária municipal Deborah Baesse lembrou que a Prefeitura de São Luís está aberta para trabalhar em parceria com as esferas estadual e federal. Ela citou como exemplo o programa “Crack é Possível Vencer”. “Este é um programa coordenado em âmbito municipal pela Secretaria de Saúde (Semus), mas com vertentes na área da assistência, da educação e outras secretarias, até porque o combate às drogas é uma questão complexa e precisa ser visto de forma sistêmica”, concluiu.

A titular da Semcas listou outras ações do município que evidenciam a preocupação e responsabilidade da Prefeitura no combate ao uso das drogas como a reestruturação do Conselho Municipal Antidrogas; o fortalecimento da rede de atendimento (saúde, educação, assistência social, cultura entre outros) nas esferas municipal, estadual e federal; e reordenação dos serviços da Semcas nos CREAS.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...