segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia D contra a gripe mobiliza população em São Luís

Durante todo esse sábado (20) uma grande mobilização da população de São Luís pode ser registrada em postos de saúde, associações, hospitais, praças, shoppings e até supermercados, devido ao Dia “D” de Vacinação contra a Gripe, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A Campanha de Vacinação contra a Gripe (vírus Influenza) teve seu início no último dia 15 em todas as unidades de saúde do município. O ponto alto ocorre no Dia “D” com a ampliação para 240 pontos de vacinação. A Campanha prossegue nas unidades de saúde até o próximo dia 26.

O Dia “D” foi a data definida pelo Ministério da Saúde para que as secretarias de saúde em todo o Brasil reforçassem as ações de vacinação junto à sociedade, inclusive, estendendo a vacinação para fora da rede de saúde tradicional.

Para a secretária de Saúde em exercício, Silvia Helena Cavalcante, a Semus se preocupou em atender a essa determinação do Ministério e fez várias parcerias para levar a vacinação para mais perto da população. “Nossa preocupação é fazer com os grupos que necessitam da vacina tenho esse acesso de forma facilitada. Nós criamos, inclusive, grupos específicos que estão atendendo àquelas pessoas que não tem condições de se deslocar até um posto de vacinação, muitas vezes pela avançada idade ou por enfermidades. Isso está sendo um grande diferencial da campanha de vacinação deste ano e está sendo feito com eficácia e responsabilidade”, destacou.

A meta nacional da vacinação contra a gripe em 2013 é atingir 31,3 milhões de brasileiros. Em São Luís, a expectativa é para a aplicação de 140 mil doses da vacina. Até a tarde da última sexta-feira (19), quase 40% desta meta já tinha sido alcançada.

Segundo a coordenadora de imunização da Semus, Rita Carneiro, com esse momento de maior mobilização (Dia “D”) esses números devem subir bastante, mas é importante lembrar que a vacinação continua até a próxima sexta-feira, dia 26. “A população está consciente. É parceira da Campanha e está buscando o serviço ofertado”, disse.

O foco da imunização são os idosos (acima de 60 anos), gestantes, mulheres no período de puerpério (até 45 dias após o parto), indígenas, crianças de 6 meses a 2 anos, profissionais da saúde, população prisional e doentes crônicos. Grupos identificados como mais vulneráveis à doença.

Estudos comprovam que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de casos de pneumonia e em até 75% a morte em decorrência de complicações causadas pela Influenza.

Maria Lenir Gomes, 68, moradora do bairro da Alemanha, não perdeu tempo e procurou logo cedo o posto de vacinação instalado no Hospital da Criança para receber a imunização. “Eu sempre fico atenta às datas de vacinação. É uma forma que a gente tem para se prevenir do surgimento de doenças. É importante”, afirma.

A VACINA

Quem contrai o vírus Influenza (vírus da gripe) apresenta sintomas leves. A preocupação maior está em alguns grupos que podem sofrer complicações, ocasionando outras doenças graves, como uma pneumonia bacteriana, por exemplo. O Ministério da Saúde alerta que a vacina não gera sintomas semelhantes à gripe, pois o vírus utilizado é inativado, não havendo a transmissão da gripe pela vacina, como alguns acham. Ainda assim, é preciso ter os cuidados necessários quando ocorrerem os sintomas.

As pessoas que forem vacinadas e apresentarem posteriormente os sintomas da gripe, principalmente, as com doenças crônicas, devem procurar, imediatamente um médico.

COMO EVITAR A GRIPE

Como medidas de prevenção, deve-se lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar contato com pessoas doentes e aglomerações, se estiver com sintomas da gripe, além de proteger a tosse e o espirro com lenços descartáveis.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...