quinta-feira, 25 de abril de 2013

Foi um julgamento político de exceção. - Diz Dirceu

Ex-ministro José Dirceu fala sobre o julgamento do “mensalão’” pelo STF: “julgamento político de exceção”
 
O palestra do ex-ministro José Dirceu, nesta segunda-feira (22), em São Luis, foi um marco histórico importante para muitos conhecerem o “outro lado” da moeda do julgamento mais polêmico desde o surgimento do Supremo Tribunal Federal (STF): o da ação penal 470, ou “mensalão”.
 
Ao contrário de algumas afirmações de má-fé por parte de blogs antipetistas, velados ou não, a plateia do evento não foi formada apenas pela “companheirada” ou por petistas de carteirinha. Não, havia pessoas que até discordavam do ex-ministro, mas que saíram da palestra convencidas da sua inocência quanto às acusações de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro etc, e que o único crime cometido, e assumido por Zé Dirceu, foi o de “Caixa 2″, que ele reconhece ser é errado e está pronto para responder pelo mesmo.
 
Além do julgamento do STF, Dirceu comentou sobre os avanços do Governo Lula, os desafio do governo Dilma, eleições 2014, candidatura Eduardo Campos, inflação, estatais etc.
 
Estiveram presentes ao Grand São Luis Hotel, os deputados petistas José Carlos e Francisca Primo; Roberto Costa (PMDB) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB), além de lideranças sindicais da CUT e CTB, centrais responsáveis pela promoção do evento.
 
O deputado federal Domingos Dutra e o estadual Bira do Pindaré, ambos do PT, não compareceram – dizem as más línguas que já estavam na “rede” no horário do evento.
A seguir, o blog destaca os principais pontos da palestra do ex-ministro José Dirceu. Veja:
 
MENSALÃO- ”Nunca houve o chamado mensalão. O que de fato existiu foi a prática de Caixa dois para cumprimento de acordo eleitoral, uma conduta irregular, errada e que queremos acertar esse erro com a Justiça, mas não houve procedimento de compra de deputado para garantir apoio ao governo Lula no Congresso Nacional. Não houve desvio de dinheiro público, todos os recursos movimentados eram de origem provida obtidos por uma agência publicitária que fazia empréstimos para que o dinheiro fosse usado para pagar dívidas de campanha dos partidos aliados. O dinheiro da Visanet não é dinheiro público. Se por acaso você deve à Visanet, sua dívida não vai para a dívida ativa da União. Os recursos da Visanet são constituídos com os descontos do percentual de cada operação no cartão de crédito. Esse é um erro grave e por isso tem que ser feito uma revisão criminal. O mensalão foi uma tentativa de desestabilizar o governo do presidente Lula, isto está claro, e de me tirar da política pelo que eu representava no governo, e ainda desqualificar e cassar os direitos políticos de muitas das principais lideranças e dirigentes do PT “.
 
JULGAMENTO POLÍTICO E DE EXCEÇÃO- “Eu fui julgado e condenado muito antes do julgamento do STF. Antes de processo chegar ao Supremo eu já estava condenado pela mídia. O julgamento foi precedido de uma forte pressão da imprensa, no calor do processo eleitoral de 2012, que nos linchou não levando em consideração sequer a presunção de inocência. Foi um julgamento político de exceção. O STF abriu um precedente perigoso onde o ônus da prova cabe ao acusado e não ao acusador. Vou recorrer às cortes internacionais porque isso virou uma questão de direitos humanos”.
 
GOVERNO LULA – “O governo Lula foi responsável para construir uma nova realidade social e econômica para o país. Estimulamos o consumo para incluir que não podia consumir; revolucionamos a educação básica, investimos no ensino técnico. Reorganizamos o aparelho do Estado através de concursos públicos. Fortalecemos a indústria nacional e resgatamos setores que haviam sido abandonados por governos anteriores, como a indústria naval, por exemplo. A Petrobrás é hoje uma empresa mais consolidada no cenário internacional e deve, inclusive explorar petróleo na costa do Maranhão. Quem não se lembra do risco de “apagão” no país? Hoje isso não existe mais, pois além da garantia de energia elétrica, a conta de luz dos brasileiros está mais barata, tudo graças às medidas tomadas ao longo desses 10 anos de governo do PT”.
 
GOVERNO DILMA – “Fazem discursos da volta da inflação porque o preço do tomate subiu no sul, a açaí subiu no Pará e farinha de mandioca subiu no Maranhão. Essa inflação é um factoide criado pela imprensa para atacar o governo de Dilma Rousseff. A taxa de inflação não extrapolou a média dos últimos anos. O preço do tomate e de outros produtos é causado por uma razão sazonal, que tem todo ano. Mas o que a gente vê é o uso político disso para atacar o governo”.
 
ELEIÇÕES 2014 E CANDIDATURA EDUARDO CAMPOS – As eleições de 2014 não serão fáceis e temos que preparar a nossa militância e contar com a militância dos partidos aliados para enfrentar os nossos adversários. Tudo indica que o Eduardo Campos [governador de Pernambuco] será mesmo candidato a presidente, tanto que percebe-se que mídia começa dar mais atenção a Eduardo do que o Aécio [Aécio Neves, pré-candidato do PSDB a presidente]. Mas temos que esperar para ver quais aos críticas que Eduardo Campos tem ao nosso projeto e a alternativa que apresentará ao país. Não podemos esquecer que o PSB já teve candidato a presidente em 2002 quando disputou com o Garotinho [trata-se de Anthony Garotinho, que oi o terceiro colocado nas eleições presidenciais de 2002]. Eduardo Campos, Aécio Neves e Marina Silva Mas aposta numa base de pelo menos 45% de votos para a petista no primeiro turno. Pelos cálculos dele, Aécio Neves e Marina Silva, se viabilizar o Rede, devem disputar 45% dos votos”.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...