quarta-feira, 17 de abril de 2013

ILHA DE TAUÁ-MIRIM VAI SER TRANSFORMADA EM RESERVA EXTRATIVISTA

as belezas de Tauá Mirim / Jacamim
Uma certa vez a ex-prefeita de São Luis, Conceição Andrade, disputava  a eleição com o senador João Alberto. Durante a campanha  aconteceu um episódio  pitoresco que colocou a Ilha de Tauá Mirim no mapa. Carcará, raposa velha da política maranhense, durante um debate na televisão jogou uma “casca de banana” para a  então candidata que liderava a pesquisa para a Prefeitura de São Luis.
 - “O que a senhora vai fazer para resolver o problema do transporte da comunidade de Tauá Mirim?, perguntou o senador. Bastante enfática a candidata respondeu: “Vou  colocar  linhas de ônibus de qualidade para os moradores”.  Com a tréplica irônica de João Alberto levou toda a plateia a gargalhada.
 
trilhas na ilha de Tauá Mirim/Jacamim
 
 
A ilha Tauá Mirim fica na costa sudoeste da Ilha de São Luis, entre o Estreito do Coqueiro e a Baia de São Marcos. Numa área de 16 mil hectares, o Instituto Chico Mendes pretende retirar do papel, o projeto de criação da reserva extrativista que se encontra parado na casa civil do Governo Federal desde 2007. O projeto é uma antiga reivindicação dos moradores da ilha e dos ambientalistas da capital. O projeto nunca saiu do papel porque contrariava a ambição da Vale e da Alumar. As empresas tinha interesses econômico na área e faziam uma forte pressão no governo  para não liberar o projeto.
reunião da Fundação Chico Mendes com a Fiema
 
 
Essa semana o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, Roberto Vizentin, recebeu apoio do presidente da Fiema Edilson Baldez. Para o presidente da Fiema o momento é propicio para se rediscutir  a questão, uma vez que há convergência em torno da viabilidade do projeto entre o Governo Federal, Estadual, Municipal,empresários e os moradores da ilha.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...