sexta-feira, 10 de abril de 2015

Zé Carlos votou contra a terceirização da mão de obra…

Deputado do PT foi um dos poucos membros da bancada maranhense a se posicionar criticamente contra a proposta, que classificou de retrocesso nas relações de trabalho


Ze Carlos argumentou contra emenda da terceriização
Zé Carlos argumentou contra emenda da terceirização


Em uma sessão tensa foi aprovada na noite de ontem pela Câmara Federal a subemenda substitutiva global do relator Arthur Oliveira Maia, que pretende consolidar o processo de terceirização para contratação de mão de obra no país.


Dos 18 deputados federais do Maranhão, 16 estavam em plenário e somente quatro deles votaram contra.


Para o Deputado Zé Carlos, um dos votos contrários, a subemenda constitui um retrocesso nos avanços trabalhistas.


Na sustentação do voto contrário, o petista deu uma radiografia da situação atual e vigente, e como ela ficará com a aprovação da terceirização. Hoje, dos 45 milhões de trabalhadores, 33 milhões de empregos são diretos e 12 milhões terceirizados, quase 1/4. A estimativa de pesquisadores da UNICAMP é de que daqui há 10 anos os terceirizados serão mais de três quartos, cerca de 75%.


- Vamos fazer um teste: Se você fosse um pai ou mãe de família e tivesse que escolher para seu filho ou filha empregá-lo ou empregá-la em uma empresa ou em uma terceirizada, o que escolheria? Sua resposta provavelmente não seria em uma terceirizada. Esse é o cerne da questão - ressaltou o deputado.


O parlamentar petista disse ainda que além de votar contrário à matéria, lamentou sua aprovação, mas afirmou que ainda resta a esperança de que na próxima terça-feira, consiga sensibilizar seus pares na Câmara pela aprovação de algumas emendas substitutivas, dentre elas, uma que ele próprio protocolou ao artigo 15 de sua iniciativa, que visa garantir a responsabilidade somente solidária da empresa contratante da terceirizada.


Se sua emenda for aprovada, será vedada a possibilidade das grandes empresas eximir-se da responsabilidade quanto aos direitos trabalhistas do prestador de serviço contratado via terceirizada…


http://www.marcoaureliodeca

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...