Na semana que o novo governo completou cem dias, Flávio Dino anunciou o investimento na casa dos R$ 50 milhões para desenvolvimento de pesquisa cientifica e promoção de tecnologia. O recurso será destinado a Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), o órgão é vinculado a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), pasta do deputado licenciado Bira do Pindaré (PSB).
Segundo o secretário, o trabalho da Fundação está norteado em quatro linhas de atuação: Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização Científica, definidos em 15 programas e 43 editais que contribuam para o desenvolvimento do Maranhão. Ele explicou que o dinheiro será investido em pesquisas que possam concretamente tirar o estado dos piores indicadores sociais e, assim, melhorar a qualidade de vida do povo maranhense.
No mesmo sentido, Dino esclareceu que dentre os objetivos principais está o desenvolvimento do estado, a democratização do conhecimento e do acesso ao conhecimento. “As nossas instituições precisam de mais condições para produzir aquilo que o Maranhão precisa: conhecimento, informação e saber, para melhorar a qualidade de vida do maranhense e gerar desenvolvimento econômico”, afirmou o governador.
Esse é o maior recurso investido na Fapema nos últimos anos. A título de comparação, juntando os valores destinados à Fundação nos anos de 2011 e 2012 não alcançam, nem de perto, a casa dos R$ 50 milhões. O mesmo pode se dizer sobre os anos de 2013 e 2014.
“A sociedade espera muito por isso, por um debate em torno do que as pesquisas vão oferecer para transformação social e para melhorar nossa sustentabilidade”, explicou o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira.
POR MARRAPÁ
POR MARRAPÁ
Nenhum comentário:
Postar um comentário