Seis por metade de meia duzia...

"aquilo que se faz por amor está além do bem ou do mal". - Nietzsche

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Juscelino Filho defende no Ministério, ações de desenvolvimento para o Porto do Itaqui


O deputado federal Juscelino Filho (PRP/MA) esteve na tarde desta quarta-feira (15) reunido com o ministro da Secretaria de Portos (SEP), Edinho Araújo, para interceder por ações de progresso e avanço para o Complexo portuário do Itaqui, no Maranhão.

“O crescimento da produção agrícola e as boas condições climáticas do Brasil são um diferencial para o país acelerar seu posicionamento como fornecedor de alimentos para o mundo. Hoje os desafios enfrentados são logísticos e de infraestrutura”, afirma Juscelino. O Porto do Itaqui é reconhecido como um dos mais importantes do Brasil e de maior movimentação portuária em volume de cargas junto com o Terminal da Ponta da Madeira. 

Juscelino Filho destacou o acesso rodoviário ao Porto que é feito pela BR 135 “A obra de duplicação da BR até Bacabeira precisa ser urgentemente concluída, e o trecho Bacabeira até Miranda do Norte passando pelo entroncamento com a BR 222 precisa de celeridade no início das obras. Pedimos o apoio do ministro, da SEP junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Ministério dos Transportes porque toda soja produzida na região de Chapadinha deverá ser transportada de modo terrestre, e com o início das atividades do TEGRAM a tendência é aumentar significativamente a produção nessa região e consequentemente o fluxo de caminhões até o Porto. Além disso, outro ponto tratado foi a chegada a São Luís, onde existem diversos pontos que precisam ser aprimorados, como o acesso ao ramal da BR 135 que leva ao Itaqui.
Pelo menos 20% da produção do MATOPIBA (a união dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) também deverá chegar por caminhões, o que aumentará ainda mais o tráfego”, destaca Juscelino. De acordo com o ministro, as demandas serão dimensionadas e encaminhadas com atenção para os setores responsáveis. 

O controle de acesso das cargas ao Porto também foi outro destaque na conversa e Juscelino pediu que o tema tivesse sua efetivação acelerada. O sistema integrado Portolog é uma das ferramentas principais do processo da Cadeia Logística, pois reúne as informações de tráfego de caminhões que acessam o porto e viabiliza a agilidade na liberação de cargas, redução ou eliminação do tempo de espera dos veículos, entre outras vantagens.

O Portolog é abastecido com dados nas pontas do processo: na origem da carga e na unidade portuária, com estações de coleta de dados ao longo do percurso e já é utilizado em portos importantes que no passado passaram por problema no acesso de caminhões, o Portolog teve sucesso nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Imbituba (SC), São Francisco do Sul (SC), Itapoá (SC) e Rio Grande (RS). O ministro Edinho Araújo chancelou como prioridade a implantação do sistema no Porto do Itaqui. 

Estiveram na reunião com o deputado Juscelino Filho, o deputado federal Alexandre Valle (PRP/RJ), o Secretário de Políticas Portuárias, Fábio Lavor Teixeira, e o ex-secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão, Fernando Fialho.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...