quinta-feira, 28 de maio de 2015

Abertura da XI Festança Junina no Ceprama terá bois de Nina Rodrigues, Axixá, Morros e Maracanã

            A XI Festança Junina no Ceprama (Rua São Pantaleão - Madre Deus) será aberta nesta sexta-feira (29), às 19h, com shows dos cantores Mano Borges e Josias Sobrinho e em seguida apresentação do Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá, Boi Morros e Boi de Maracanã. Já no sábado (30), também às 19h, no Ceprama, a Festança Junina terá show de Teresa Canto, Boi Sotaque da Ilha, Boi de Santa Fé, Boi da Maioba e Companhia Barrica.

            Os ingressos estarão à venda no local ao preço unitário de R$ 10 reais (dez reais), já inclusa meia-entrada para todos. De acordo com o produtor Mário Jorge Gonçalves, “os amantes dos festejos juninos de todo o Maranhão têm um encontro marcado com a cultura popular maranhense nesta sexta e sábado, dias 29 e 30 de maio no Ceprama. Informações pelos telefones: 988202973, 991118884 e 988130264.

            O evento mais esperado da pré-temporada junina: a Festança no Ceprama, que a cada ano vem atraindo público cada vez maior, acontecerá neste último final de semana do mês de maio, refletindo a expectativa dos maranhenses pelo início dos festejos do mês de junho em São Luís. Em sua décima primeira edição, a Festança Junina no Ceprama se consolidou como o evento que marca a abertura das festas juninos na capital maranhense.

            A exemplo das edições anteriores estão programadas as participações de grupos de bumba-meu-boi dos sotaques de matraca, orquestra e da Baixada e atrações artísticas. “A Festança visa a valorização de artistas e grupos folclóricos maranhenses levando ao público o que o Maranhão tem de melhor ao mesmo tempo em que oferece lazer de qualidade ao público no início da temporada da maior festa popular maranhense”, disse Gonçalves.

            Programação - Na sexta-feira, dia 29, a programação se inicia às 19 horas com o show do cantor de Mano Borges e do compositor maranhense Josias Sobrinho que, interpretará clássicos da música popular maranhense apresentando um repertório com belas canções como Engenho de Flores, Terra de Noel, Catirina, Dente de Ouro e de Cajari pra Capital.

            Em seguida o palco do Ceprama vai se encher de cores com as indumentárias dos Bois do sotaque de Orquestra de Axixá, às 19h30min; de Nina Rodrigues, às 20h30min; e de Morros, às 21h30min. Serão três atrações que prometem fazer o público presente dançar com o bailado das índias guerreiras e a cadência dos passos dos vaqueiros campeadores ao som melodioso das potentes orquestras dos Bois.

            Encerrando a programação do primeiro dia, o Bumba-meu-boi de Maracanã, do sotaque de Matraca se apresenta às 22h30min com seu batalhão de matraqueiros e pandeireiros, formando trincheira com suas índias, caboclos de pena e caboclos de fita. Com o Boi de Maracanã, o público vai poder lembrar toadas inesquecíveis do Mestre Humberto de Maracanã como ‘Maranhão, meu tesouro, meu torrão’. Para este ano, a produção do evento programou uma homenagem póstuma ao Mestre Humberto de Maracanã.

            Em 2014, a Festança no Ceprama registrou um público de 12 mil pessoas. O evento valoriza a mais rica expressão cultural maranhense que é o Bumba-meu-boi. “Embora comemorado em várias partes do Brasil, em São Luís e em quase todo o Maranhão o São João tem um tempero especial, a energia da festa toma conta das pessoas, as praças e ruas cedem lugar a animados arraiais com barracas de palhas, brincadeiras e deliciosas comidas típicas”.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...