segunda-feira, 4 de maio de 2015

Prefeito Edivaldo acompanha serviços de revitalização da praça Verão no Cohatrac

A Prefeitura de São Luís iniciou no último sábado (2) as obras de revitalização da praça Verão, no bairro do Cohatrac. O início dos trabalhos foi acompanhado pelo pelo prefeito Edivaldo, que foi recebido com festa pela comunidade. A ação faz parte do Programa "São Luís, Cidade Jardim", que estimula a conservação paisagística de espaços públicos da cidade. No local, o prefeito e a primeira-dama, Camila Braga, madrinha do programa, fizeram o plantio, juntamente com parceiros, da primeira de um total de 200 mudas de árvores que serão plantadas no local, que receberá ainda serviços capina, limpeza, recuperação de quadra poliesportiva e montagem de playground.

A revitalização da praça, que ocupa uma área de 12 mil metros quadrados, inclui a colocação de novas luminárias, instalação hidro-sanitária, recuperação de bancos e instalação de balanço, carrossel, escorregador, gangorra, alargamento da área de passeio e colocação de lixeiras. A ação é resultado de parceria entre a Prefeitura, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, (Impur), o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademima) e o 24º Batalhão de Infantaria Leve.

"Este programa tem como um dos objetivos revitalizar várias praças da cidade e que tem sido bem aceito pela população. Hoje, estamos aqui na praça Verão, no Cohatrac, em parceria com a iniciativa privada. A Prefeitura ouviu a necessidade da população local e estamos trabalhando juntos, garantindo que estas demandas sejam supridas e transformadas em uma realidade melhor para os moradores daqui", disse o prefeito Edivaldo. O chefe do Executivo Municipal destacou que o projeto de revitalização inclui a criação de um Comitê Gestor, para que a própria comunidade cuide do espaço, que é dos moradores.

O prefeito Edivaldo salientou ainda que o objetivo é avançar de forma que, a cada mês, um bairro de São Luís seja contemplado com uma ação do Programa "São Luís, Cidade Jardim". "Temos avançado desde a criação do programa, entrando em vários bairros. A ideia é fazer com que a população se envolva e possa cuidar deste espaço público junto com a Prefeitura", completou o prefeito.

A primeira-dama, Camila Braga, também frisou a participação da comunidade e agradeceu aos parceiros que abraçaram a causa de tornar a cidade de São Luís mais bonita e arborizada. "Agradecemos aos parceiros e a comunidade que estão nos ajudando a manter as nossas praças limpas e conservadas", enfatizou a primeira-dama.

COMITÊ GESTOR

No bairro do Cohatrac não só os adultos, mas também as crianças da comunidade estão envolvidas no trabalho de conservação da praça. Um comitê mirim foi formado para ampliar o trabalho de conscientizar os moradores para a importância de manter o espaço limpo e os equipamentos de lazer conservados.

"Nós, moradores da região, tínhamos muita vontade de recuperar esta praça que estava totalmente abandonada e agora estamos tendo essa oportunidade, a partir da provocação do Impur. O desafio foi aceito por nós. Hoje, temos um conselho da praça e já podemos ver a mudança acontecer. Só temos a agradecer ao prefeito, aos presidentes do Sinduscon e do Impur", disse a coordenadora do comitê, Irismar Lopes. "O poder público faz a parte dele, mas nós também temos que fazer a nossa", acrescentou.

Para Pablo Silva, de 10 anos e Wiliam Garcia, de 8 anos, integrantes do comitê mirim da praça Verão, a reurbanização da área representa para as crianças que vivem no local, um espaço de lazer perto de casa. "A gente via essa praça grande, mas mal cuidada, e agora vamos ganhar um espaço bem arborizado e com brinquedos e quadra para organizar brincadeiras com os amigos. Estamos felizes com isso", disse Pablo.

Os Comitês são formados por membros moradores dos bairros e deverão atuar de forma conjunta com o Impur, na conservação e preservação das praças. Também é papel do comitê promover, por meio de efetiva atuação, ações de conscientização para que a população do entorno cuide dos espaços comuns. Para isso, também serão entregues aos cuidados do Comitê, kits de conservação e ferramentas que deverão ser utilizados pela comunidade na manutenção frequente do espaço.

O presidente do Sinduscon, Fabio Nahuz, reiterou que desde o primeiro momento o sindicato se engajou no projeto, por considerar muito importante para a cidade. "Aqui vamos entrar com a parte física da execução das obras, que inclui reforma do alambrado das quadras, dos banheiros e um playground", contou o presidente, dando uma prazo de noventa dias para a conclusão das obras.

À Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, segundo informou o presidente Osvaldino Pinheiro, caberá mobilizar um maior número de empresários para participar da ação e também contribuir para a melhoria dos espaços públicos de São Luís.

Para marcar o início dos serviços e revitalização da área foi realizado um torneio de futebol, roda de capoeira e oficina com material reciclável, aberta à comunidade.

"Estamos aqui em uma ação com a participação de muitas pessoas. Todos ocupando o espaço, que é a praça. O que nós queremos é garantir isso, é garantir que a população possa retomar o cuidado e que esse não seja mais um espaço para utilização de drogadição ou de outros atos ilícitos", observou o presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho.

Acompanharam o prefeito Edivaldo os secretários municipais Lula Fylho (Governo), Julio França (Desportos e Lazer), Geraldo Castro (Educação), Batista Matos (Comunicação), Júlio César Marques (Desenvolvimento Metropolitano), o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) e o deputado estadual Júnior Verde (PRB).

PROGRAMA

As ações do programa "São Luís Cidade Jardim", lançado em outubro do ano passado, são realizadas em parceria com empresas privadas, instituições de diversos segmentos e o envolvimento da sociedade em geral. O programa se divide em oito eixos de ação: Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Escola, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada, Minha Árvore e Jardim da Minha Empresa.

Entre as metas do programa estão a implantação de portais nas entradas e saídas da cidade, auxiliar a criação de jardins ecológicos nas escolas e incentivar a jardinagem doméstica. O programa também trabalha a valorização de terras ociosas urbanas e periurbanas, com planejamento, conservação e manutenção da paisagem nas praças, avenidas, parques, canteiros, entre outros espaços públicos abertos da cidade.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...