A Central de Atendimento Social, espaço totalmente novo de atendimento à população da capital, funcionará a partir desta segunda-feira (20), das 08h às 17h, na Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco. O local inaugurado pela Prefeitura de São Luís tem capacidade diária de atender 700 pessoas.
O novo atendimento será feito em área climatizada de 300m², com 23 estações de atendimento, 150 assentos para espera, um banheiro para pessoas com deficiência, além do Espaço Criança, destinado aos filhos menores das usuárias. A triagem na recepção será feita através de senha personalizada, com identificação por meio de um número de documento do beneficiário ou do Número de Identificação Social (NIS).
“A Central prestará serviços que possibilitarão o acesso aos programas sociais através do Cadastro Único. Assim, em um só lugar os usuários poderão ter informações, serem incluídos nos programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec; e acessar os benefícios assistenciais. Sem dúvida, um passo importante de valorização dos que procuram o atendimento e o acesso aos programas sociais”,enfatizou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
A Central de Atendimento Social oportunizará condições mais dignas, qualidade e conforto aos usuários, acabando com filas na madrugada e longas horas de espera. Ainda no começo da gestão, a Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) elaborou relatório sobre a situação precária na disponibilização dos serviços.
“Com esse novo espaço, reafirmo meus compromissos em melhorar as condições de vida em nossa cidade, especialmente daqueles que mais precisam das políticas públicas. Não arredarei o pé do meu compromisso de vida, reafirmado na campanha eleitoral, de tudo fazer para que São Luís possa ser um lugar melhor para se viver”, disse o prefeito. A entrega da Central de Atendimento Social é mais uma das metas da Agenda Estratégica dos 120 primeiros dias de governo executadas.
Assistência Social
Além da entrega deste equipamento social, a Semcas tem desenvolvido outras importantes ações de atendimento às famílias em vulnerabilidade social. Entre as ações, a atualização dos cadastros das famílias beneficiárias do Programa Minha Casa Minha Vida, já tendo sido entregues 247 habitações do empreendimento São José V e, em fase de contratação, um total de 2.432 unidades. O que totalizará, até o final de junho de 2013, quase 2.700 moradias.
Também foram realizados, mutirões em feriados e finais de semanas para atendimento dos beneficiários do Programa Bolsa Família, registrando mais de oito mil atualizações no CadÚnico, 2.285 novos cadastros, 2.384 desbloqueios de benefícios e 189 expedições de Carteiras do Idoso para Passe Livre Interestadual o que, na prática, garante o recebimento desses benefícios pelas famílias que deles tanto necessitam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário