terça-feira, 12 de agosto de 2014

Prefeitura resgata Comitê de Valorização da Melhor Idade

Em solenidade realizada nesta terça-feira (12), a Prefeitura de São Luís nomeou e empossou os membros do Comitê de Valorização da Melhor Idade para o biênio 2014/2016. A cerimônia ocorreu no auditório Reis Perdigão, na sede da Prefeitura. A abertura foi marcada pela apresentação do Coral Vozes do Tempo, do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi). Na ocasião, a secretária da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande, representou o prefeito Edivaldo.

O Comitê foi instituído em junho de 2013 pelo prefeito e está sendo revitalizado com uma nova estrutura organizacional constituída por representantes de 15 órgãos da administração municipal. Ao todo, 30 membros, entre titulares e suplentes, compõem o comitê. A coordenação executiva do grupo será constituída por representantes das políticas setoriais de assistência social, saúde, segurança alimentar, cultura e previdência do município de São Luís.

O resgate deste comitê pelo decreto nº 45.581, de 6 de agosto de 2014, é um compromisso e determinação do prefeito Edivaldo que remonta o Comitê Pró-vida, criado ainda na gestão do prefeito Jackson Lago, em 1999, para acompanhar as ações do Ano Internacional da pessoa idosa.  Junto com o Conselho Municipal de Valorização da Pessoa Idosa, o comitê é uma ferramenta própria do poder público na busca pela intersetorialidade das políticas públicas voltadas para a melhor idade.
Na medida em que a política da pessoa idosa é entendida como transversal, o comitê terá o objetivo de funcionar como um setor de convergência. “O conselho é um marco interessante no processo de valorização da pessoa idosa. Ele terá como objetivo, principalmente, fortalecer as políticas públicas”, afirmou a secretária Andréia Lauande.

A gestão do comitê é feita de maneira alternada. Para o biênio 2014/2016 a coordenação ficará com a Secretaria de Saúde (Semus). A titular da Semus, Helena Duailibe, vai responder pelo primeiro mandato do comitê. “Vamos juntar todas as políticas públicas, potencializando e otimizando essas políticas para que o idoso seja verdadeiramente respeitado”, garantiu a secretária de Saúde.

O direcionamento de trabalhar como política de estado dentro de uma dinâmica é compartilhado pelos representantes das secretarias, fundações e institutos da administração municipal. O conselho acompanha a estrutura organizacional do município, sendo modificado conforme haja mudanças no organograma da Prefeitura.

Em nome do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, a presidente Astemar do Perpétuo Socorro Conceição Castro disse que a instalação do Comitê é um passo vitorioso na causa. “Reconhecemos o compromisso manifestado pelo prefeito no resgate da história de luta, ratificada na revitalização deste Comitê de Valorização da Pessoa Idosa”, destacou a presidente do Conselho.

Participaram da cerimônia os secretários municipais Geraldo Castro (Educação), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Breno Galdino (Segurança com Cidadania), Olímpio Araújo (Desportos e Lazer); a diretora geral do Caisi, Fabíola Medeiros; e a superintendente do EJA (Educação para Jovens e Adultos) no município, Áurea Borges. 

COMPOSIÇÃO DO COMITÊ 
SEMUS
Titular: Lia Lagrotta e Silva Farah
Suplente: Silvia Fernandes Pereira Nunes

IPAM
Titular: Blanuides Cordeiro Santos
Suplente: Leonildes Viegas Fonseca

SEMSA
Titular: Ana Teresa Ramos Duque Bacelar
Suplente: Louvirdia Serrão Araújo Caldas

SEMCAS
Titular: Adriana Dutra de Sousa
Suplente: Francismélia Freitas Marques

FUNC
Titular: Silvana Brito Vera Cruz Serra
Suplente: Francimélia Freitas Marques

SEMOSP
Titular: Maria Nelma dos Anjos Muniz
Suplente: Elga Mota Oliveira

SEMUSC
Titular: Maria de Jesus Conceição
Suplente: Roberto Carlos Braga Costa

Coordenadoria Municipal de Mulher
Titular: Laurinda Maria de Carvalho Pinto
Suplente: Simone Cunha Souza

SEMGOV
Titular: José de Ribamar Salim Rosa
Suplente: Meyron Roberval Belo Milhomem

SETUR
Titular: Jandira Silva Miranda
Suplente: Cynthia Cristina Aragão Pereira

SEMED
Titular: Conceição Sousa Oliveira
Suplente: Maria do Socorro Ramos Ferreira

SEMDEL
Titular: Jacimara Colares Maciel Brito
Suplente: Waldison Jasson do Carmo

SMURH
Titular: Rosângela Mora Diniz
Suplente: Cristina Maria Santos Silva

SEPLAN
Titular: José Alberto Belfort de Moraes Rego Júnior
Suplente: Itamar Moraes de Almeida C. C. Correa

SMTT
Titular: Denerval Nunes Amaral
Suplente: Maria José Branco Aguiar

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...