O deputado e líder do Governo na Assembleia, Rogério Cafeteira, falou na sessão desta segunda-feira (14) sobre a inauguração da primeira unidade do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar). A iniciativa foi desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Acqua.
O deputado falou que o Centro é uma iniciativa pioneira não somente no tratamento das crianças portadoras de microcefalia, mas também de outros problemas de neurodesenvolvimento. Lembrou ainda que o Ninar é uma ação que integra um conjunto de políticas de saúde resolutivas que estão em desenvolvimento no Maranhão, que tratam os problemas de saúde de verdade.
Segundo Rogério Cafeteira, com a abertura do Ninar, atendimentos que já eram prestados pelo governo às crianças com microcefalia em vários locais foram integrados em um único espaço, para maior facilidade de acesso e comodidade às crianças e suas famílias. “O Ninar conta com um amplo corpo multidisciplinar composta por fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais. Esse modelo de Centro é importante porque promove o acesso da população mais humilde a um tratamento de qualidade e que trará dignidade para as crianças e seus familiares”, disse.
O líder do Governo lembrou ainda que outro ponto de destaque na implantação do Ninar é que exames de apoio diagnóstico como análises clínicas, ultrassonografia, entre outros, estão somados a uma área disponibilizada a grupos de pesquisas científicas sobre doenças neurológicas, criado por meio da parceria do Governo com instituições de ensino superior do Maranhão e de São Paulo, permitindo a troca de conhecimento constante entre os profissionais dos dois estados que se reverterá em aplicações de técnicas e tratamentos de ponta aos pacientes do centro. “Esse procedimento permitirá desenvolver técnicas e tratamentos mais eficazes. Gostaria de saudar o Governador Flávio Dino, e toda a equipe da Secretaria de Saúde. Não tenho dúvidas do ganho da saúde do Estado com esse centro”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário