segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Prefeitura entrega obra de revitalização da Casa Abrigo Luz e Vida

Cuidar da criança e do adolescente, oferecendo um ambiente digno e confortável para o desenvolvimento social, tem sido um dos principais compromissos da Prefeitura de São Luís. Na manhã desta segunda-feira (9), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acompanhado da primeira-dama Camila Vasconcelos e da secretária de Criança e Assistência Social, Andréia Lauande, esteve presente na solenidade de entrega da Casa Abrigo Luz e Vida depois de ampla reforma. A casa foi completamente recuperada por meio de parceria entre a Prefeitura e a empresa Amorim Coutinho, especializada em obras habitacionais, no fim de julho. 
 
Ao se pronunciar sobre a importância de ações voltadas ao cuidado da criança e do adolescente, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior relembrou o principal compromisso firmado com o Pacto de São Luís de buscar cooperação com todos os setores sociais em prol do bem comum. Fruto de parceria com o a iniciativa privada, a revitalização da Casa Abrigo Luz e Vida proporcionou, também, ações conjuntas de diversas secretarias municipais.
 
“Hoje estamos muito felizes com este momento. Desde minha primeira visita ao abrigo, eu fiquei muito emocionado com o estado danificado em que as instalações se encontravam, então me comprometi a dar uma nova vida a este prédio e a essas crianças. Nosso governo é para as pessoas que mais precisam, e, por isso, essa reforma significa muito para a nossa equipe, porque temos a missão de dar mais qualidade à vida de cada um desses adolescentes que tanto precisam”, afirmou o prefeito Edivaldo.
REVITALIZAÇÃO
Inaugurada em 2008, a Casa Luz e Vida, que dispõe de 900 m², tem capacidade para atender até 20 adolescentes por temporada, e, segundo relatório realizado até julho deste ano, a casa já prestou acolhimento social a mais de 540 jovens desde a sua inauguração. Orçadas em R$ 30 mil, as obras realizadas nas instalações do abrigo abrangeram desde serviços básicos, como pintura e revestimento de piso, até serviços mais complexos na rede elétrica e hidráulica, garantindo mais dignidade aos adolescentes que recebem atendimento sócio-psicológico na casa.
 
A secretária Andréia Lauande destacou que a revitalização do abrigo não se restringe unicamente às transformações na estrutura física do prédio, mas também reforçam o comprometimento da atual gestão em oferecer novas perspectivas de vida aos adolescentes. “Nosso compromisso é dar todo apoio sócio-educativo, ouvi-los, atendê-los no que mais precisam, estarmos de fato presentes, sabendo que aqui eles têm todo o conforto para se reestruturarem e descobrirem seus caminhos”, enfatizou a secretária.
 
A superintendente de Proteção Social e Especial da Semcas, Elizângela Cardoso, explica que os adolescentes abrigados pela casa são encaminhados pelos conselhos tutelares e juizados especiais depois de constatada a impossibilidade de que eles continuem em situações de vulnerabilidade. “Muitos desses adolescentes vêm de famílias desestruturadas, com pais usuários de drogas e que podem inseri-los no crime. Além disso, muitos jovens acabam indo morar nas ruas, onde estão expostos a muitos problemas. Oferecer a eles todo o conforto e dignidade dá mais força para que eles criem novas perspectivas de vida”, explicou.
 
Para quem mora no abrigo, a reforma representa qualidade de vida. Uma adolescente de 16 anos recebe apoio social e psicológico na casa desde os 12 anos. Ex-moradora de rua, a adolescente acredita em dias melhores.“A gente fica feliz em ver tudo bonito, arrumado, porque aqui é nossa nova casa e todo mundo aqui é como uma família”, disse.
 
Na solenidade, também estiveram presentes os secretários Breno Galdino (Segurança com Cidadania), Raimundo Penha (Desporto e Lazer), Débora Baesse (ex-secretária de Criança e Assistência Social), Kariadne Maia (secretária adjunta de Educação), além do assessor especial para assuntos de habitação, Geraldo Castro e do presidente do Instituto de Paisagem Urbana, Marconi Loiola.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...