segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Prefeitura cria seis novos núcleos do programa São Luís Saudável

Promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), o programa São Luís Saudável ganha seis novos núcleos de atividades físicas, esportivas e de lazer para idosos na capital maranhense, passando a ter 16 espaços para atender ao público. Mais uma ação da gestão do prefeito Edivaldo que integra o programa de assistência a população idosa, o projeto tem como objetivo incentivar a prática de esporte e o convívio social de pessoas com mais 60 anos.
Segundo o secretário municipal de Desportos e Lazer, Júlio França, o projeto contribui para tirar o idoso da ociosidade e da solidão e destaca a importância da proposta. "Esta determinação do prefeito Edivaldo tem sua importância em proporcionar maior saúde física e mental aos idosos de São Luís", destaca França.
Os novos núcleos vão funcionar no Parque do Bom Menino (Centro), Conselho Cultural Comunitário da Liberdade, Quadra poliesportiva Parque dos Sabiás, Associação de Moradores do Planalto do Olho d'Água, Instituto Educacional Novo Horizonte (Tibiri) e Fundação Maranhense de Assistência Comunitária (Fumac), na Janaína. Os espaços foram contemplados por meio do programa Esporte e Lazer na Cidade – Núcleo Urbano (PELC), do Governo Federal.
No programa São Luís Saudável, os idosos têm acesso a uma série de atividades em segmentos como exercícios físicos, jogos esportivos e ações pedagógicas. Estão incluídas atividades motoras, aeróbicas, danças e vôlei. A programação é desenvolvida considerando a faixa etária dos participantes e suas potencialidades, sendo específicas entre cada grupo e seus professores. Os idosos ainda assistem a palestras sobre temas da terceira idade que são proferidas por profissionais parceiros da área de saúde, como geriatras, psicólogos e psiquiatras.

Mais de 1.500 idosos já participaram das atividades desenvolvidas pelo programa São Luís Saudável. As atividades físicas são realizadas com segurança, sendo acompanhados por profissionais da área e apoio de equipe multidisciplinar.

O São Luís Saudável disponibiliza todo o material físico utilizado nos núcleos para realização das atividades, cuja compra é feita com recursos do governo Federal. O município cede os espaços para a realização dos eventos, além de coordenar o programa. A ação é voltada para os idosos, mas não estipula limite de idade. "As atividades são abertas ao público. Quem quiser pode participar", diz Júlio França, que informa que as inscrições para novos participantes podem ser feitas em um dos 16 núcleos do projeto.
As áreas contempladas com o projeto são, prioritariamente, bairros periféricos da capital, alguns destes, já possuem ações e projetos em execução com foco na terceira idade. A equipe do programa realiza visitas aos locais para verificar as necessidades. Uma vez mapeadas as áreas, são realizados os devidos investimentos, como a contratação dos profissionais e a entrega de materiais. Interessados em colaborar e fazer parte do projeto devem procurar os instrutores.
O São Luís Saudável trabalha dois eixos. O primeiro possibilita a inserção de profissionais de educação física e estagiários em espaços públicos com objetivo de orientar a população. Outro viés é a promoção dos núcleos para a prática de esportes mais adequados e adaptados à população idosa. O projeto São Luís Saudável foi criado em 2013, pelo prefeito Edivaldo, tendo a execução pela Semdel.
NÚCLEOS DO PROJETO
Bairro de Fátima- Associação São Benedito (Avenida Kenedy, próximo à Marcopol)

Bequimão - Associação de Cegos, Pedra Caída (próximo à Unidade Mista)

Faculdade Estácio de Sá - Quadra da Faculdade Estácio de Sá – Centro

Parque dos Sabiás – dois (2) núcleos na Quadra do Parque dos Sabiás

Cohab - Quadra Poliesportiva do Sabará (atrás do Shopping Rio Anil)

Olho d'Água/Turu - Associação de Moradores do Planalto do Olho d'água

Parque do Bom Menino - quatro (4) núcleos distribuídos no local

Divinéia - Associação Internacional da Caridade

Liberdade - Conselho Cultural Comunitário do bairro

Tibiri - Instituto Educacional Novo Horizonte

Janaína - Fumac, entidade do bairro

Vila Nova – Quadra da Vila Nova

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...