segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Prefeitura inicia informatização das unidades de saúde

Seguindo a determinação do prefeito Edivaldo para o fortalecimento da atenção básica de saúde, a Prefeitura de São Luís deu início ao processo de informatização das unidades de saúde da rede municipal. Na última quinta-feira (13), foi realizado o primeiro treinamento com mais de 50 profissionais das unidades básicas sobre o repasse informatizado dos dados dos Boletins de Produção Ambulatorial (BPA).

O treinamento foi coordenado pela auditora em Saúde da Semus, Fátima Braúna, que repassou conhecimentos utilizando o sistema DataSUS, no qual os profissionais aprenderam desde o acesso inicial às fichas de produtividade até o processamento das metas físicas, visando à utilização dessas condutas nas unidades de saúde. Segundo Fátima Braúna, os registros informatizados dos procedimentos ambulatoriais são fundamentais para o processo de melhorias na atenção básica.

“A organização dos dados em arquivos informatizados vai permitir a sistematização, o acesso facilitado aos conteúdos existentes no DataSUS e oferecer ferramentas que auxiliem o gestor no monitoramento dos procedimentos que estão sendo realizados pelas unidades”, explicou a auditora.

Segundo a secretária adjunta de Ações e Serviços de Saúde da Semus, Sílvia Viana, toda a rede municipal está sendo preparada para o uso da tecnologia. Os recursos oriundos do governo federal totalizam R$ 1,1 milhão e beneficiarão todas as 51 unidades de atenção básica do município.

“Em muitas de nossas unidades, a informação sobre os procedimentos realizados era encaminhada com o preenchimento manual de fichas e estamos superando essa realidade. A gestão do prefeito Edivaldo está valorizando a informatização e a conectividade, que não estão apenas interligando a rede, mas principalmente possibilitando o acesso a dados que aprimoram o atendimento oferecido ao usuário dos serviços”, afirmou Sílvia Viana.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...