quarta-feira, 23 de setembro de 2015

AGORA VAI: Prefeitura promove festivais da juçara para incremento de merenda escolar na rede municipal


Além das frutas, verduras e hortaliças que complementam diariamente a alimentação, a rede municipal contou com um gênero alimentício tipicamente maranhense. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o I Festival da Juçara da Rede Municipal. Dezesseis mil litros de juçara adquiridos de produtores locais foram servidos aos estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) de São Luís. Uma nova edição será realizada em outubro.

A solenidade de abertura do I Festival da Juçara foi realizada na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Major Augusto Mochel, localizada no Maracanã - bairro ludovicense com tradição no cultivo e no consumo da juçara. Em visita à U.E.B. Rosa de Saron, no Cajupary, zona rural de São Luís, onde anunciou a construção de uma nova escola, o prefeito Edivaldo também participou do festival, acompanhado de estudantes e da comunidade.

"Esta é uma ação pioneira de nossa gestão. Já estamos, desde o início do ano letivo, com a complementação da alimentação escolar, levando mais qualidade às refeições servidas em nossas escolas. Agora, de forma pioneira, implantamos a juçara organizando este festival, investindo tanto na valorização dos nossos agricultores quanto estimulando as nossas crianças a adotarem hábitos alimentares saudáveis", disse o prefeito Edivaldo.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou o empenho da atual gestão em tornar a alimentação escolar mais saudável. "Estamos empenhados em oferecer uma alimentação cada vez melhor às nossas crianças, para favorecer não só o crescimento fisco, mais o desenvolvimento cognitivo como um todo. Este é um trabalho que o prefeito Edivaldo vem realizando não só para aumentar a quantidade, mas, sobretudo, a qualidade da merenda escolar, incentivando e fortalecendo aspectos da nossa cultura", disse o titular da Semed. A bebida foi servida a todos os estudantes da municipal a partir de quatro anos.

NUTRIENTES

Por ser um alimento rico em ferro, proteína, gordura boa, carboidratos complexos, cálcio, fósforo, vitamina C, e retinol, componente essencial da Vitamina A, o consumo de juçara está ligado a diversos benefícios para o organismo, como a prevenção de doenças cardiovasculares, o aumento das defesas do organismo, a prevenção da anemia e até a melhoria do raciocínio cognitivo. "A realização deste festival ajudará a promover a saúde das crianças e adolescentes na mesma medida em que valoriza a cultura", afirmou a superintendente da área de Apoio ao Educando da Semed, Samira Simas.

A professora Mara Helena Silva Santos lembra que a juçara é rica em ferro e outros minerais e por isso muito boa para ajudar no desenvolvimento da criança. "Esta é uma ação muito importante e a Prefeitura está de parabéns", assinalou Mara Helena. Ezequiel Castro, 6 anos, aluno do 1º ano da U.E.B. Augusto Mochel, aprovou a mudança no cardápio. "Gosto muito de juçara e está uma delícia", disse o garoto.

A gestora da U.E.B. Augusto Mochel, Ângela Dutra, parabenizou a Prefeitura de São Luís pelo projeto, destacando como oportuno e de grande importância para o fortalecimento da merenda escolar. "A nossa reivindicação por melhorias na alimentação escolar é antiga. Somente agora, na gestão do prefeito Edivaldo, estamos vendo as coisas acontecerem. Já recebemos os produtos dos agricultores locais inseridos no lanche das crianças toda semana e agora temos a nossa tradicional juçara reforçando a alimentação. As crianças e a comunidade estão muito felizes com todas essas mudanças", declarou Ângela Dutra.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...