sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Grupo Suzano quer expulsar 80 famílias de posses seculares do município de Matões

Matões - O Grupo Suzano Papel Celulose, um dos maiores predadores ambientais do Maranhão, tem aumentado os seus tentáculos de perseguição a posseiros seculares em várias regiões do Estado, sempre contando com a proteção do Governo do Estado.
 
 
 
 
 
Na região do Baixo Parnaiba, milhares de famílias sofreram perseguição, muitas tiveram que abandonar suas terras de posse e foram aumentar o número de miseráveis, do submundo do vicio e da prostituição e outros morreram por terem que deixar as suas raízes, a sua cultura e toda a sua história. Na região, o Grupo Suzano é acusado de haver incorporado terras devolutas ao seu patrimônio de eucalipto. Apesar do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão ter conhecimento, não faz a arrecadação das terras para assentamentos e com isso o que poderia se constituir em área para o cultivo de alimentos é transformada em plantio de eucalipto.
As 80 famílias ocupam aproximadamente oito mil hectares de terras, todos com origens secularese tiram da terra o sustento de cada dia, além de manterem a cultura tradicional e preocupações com a preservação ambiental. Na ação proposta pelos advogados do Grupo Suzano Papel Celulose, eles relatam os nomes dos lideres familiares, acusando-os de invasores, mas não identificam qualquer documento de garantia legítima de propriedade da área questionada.
 
Diante da falta de comprovação, a magistrada de Matões decidiu não acatar o pedido de reintegração de posse proposto e marcou uma audiência de justificação prévia, para que o Grupo Suzano comprove efetivamente a titulação das terras com a cadeia dominial. Os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Matões que moram no local há quatro gerações são assistidos pela assessoria jurídica da Fetaema.
 
O Movimento Sindical Rural da área está bastante vigilante, temendo que o grupo Suzano, utilize velhas práticas de colocar jagunços para expulsar famílias que se negam a satisfazer os seus interesses. É bom lembrar que os dirigentes do Grupo Suzano Papel Celulose são bem afinados com a Secretária de Indústria e Comércio do Estado e têm trânsito livre no Palácio dos Leões.
 
Por Diogo Cabral
BNC Baixo Parnaiba

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...