quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Alunos de Timon recebem prêmios do projeto Voto Jovem

As 19ª e 94ª zonas eleitorais e a Comissão de Responsabilidade Social do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizaram na tarde desta quarta-feira, 18 de novembro, encerramento do projeto Voto Jovem na Escola 2015 no auditório do IFMA de Timon.

As ações do projeto consistiram em palestras educativas, simulação de votação eletrônica e concurso de redação sobre os temas corrupção eleitoral e valor do voto com o objetivo estimular a participação de adolescentes e jovens no processo eleitoral e no exercício da cidadania.

Compuseram a mesa o desembargador eleitoral Sebastião Bonfim (representando a presidência do TRE-MA), o juiz Simeão Pereira (diretor do Fórum da Justiça Comum de Timon), Francisco Júnior (titular da 94ª ZE e diretor do Fórum Eleitoral de Timon), diretor geral Gustavo Campos (TRE), secretário municipal de Governo, João Batista Lima Pontes (representando o prefeito Luciano Leitoa), o gestor regional de Educação, Regino Noleto, a secretária municipal de Educação, Dinair Veloso, e a diretora do IFMA Timon, Jaqueline Geórgia Dutra.

Em seu pronunciamento, o juiz Francisco Reis reconheceu o talento de todos os que participaram da ação, em especial dos vencedores, destacando que, quando fala de qualidade, pode dizer que a Justiça Eleitoral dá aula no quesito por cumprir suas tarefas com excelência e que, por este motivo, pediu aos jovens uma reflexão: "vale à pena investir tanto e o resultado ser influenciado com a corrupção?".

O professor Regino Noleto, gestor regional de Educação, ressaltou o quanto foi valoroso este projeto para os alunos da cidade por propor debate sobre tema de tanta relevância. Por sua vez, João Batista Lima Pontes disse que só com cultura de eleições limpas é que teremos melhores resultados, sugerindo que o eleitor seja fiscal do pleito.

Para o deputado estadual Alexandre Almeida, a juventude presente no auditório do IFMA era a personagem mais importante da cerimônia, a quem pediu licença dos demais para cumprimenta-los antes de iniciar seu discurso. Logo após, ele asseverou o quanto é valoroso saber votar consciente, sugerindo compromisso dos jovens eleitores com a política.

Sebastião Bonfim citou frase que adverte: "não se escapa da responsabilidade de amanhã esquivando-se dela hoje", observando que só melhoraremos o quadro político se soubermos em quem votar.

As professoras Laiane Góes, Vera Lúcia da Conceição Costa e Silva e Marisa Ramos da Silva, por terem participado da Comissão de Correção das redações, receberam certificado de colaboração. Também colaboraram com o projeto Voto Jovem na Escola 2015 o Grupo Mateus (que doou os prêmios), a Prefeitura de Timon, as 14 escolas onde as palestras foram ministradas e o IFMA.

Premiados

1º lugar - Oscar Micaio de Sousa Costa, do Centro Educacional Jacira de Oliveira Silva;
2º lugar - Letícia Kethely Sousa da Silva, do Colégio Múltiplo;
3º lugar - Kamila Costa Lucena, do Colégio Glaucia Costa.

Escolas participantes

A edição 2015 do Voto Jovem em Timon alcançou mais de 3 mil alunos e as escolas que participaram do projeto foram: Centro de Ensino Jacira Silva; IFMA; Centro Gláucia Costa; Centro de Ensino José Elouf; Centro de Ensino Anna Bernardes; Unidade Integrada Dr. João Lula; Colégio Múltiplo; Unidade Integrada Padre Delfino; Colégio Mais; Centro de Ensino Aluísio de Azevedo; Centro de Ensino Clodomir Millet; Colégio Cristo Rei; Centro de Ensino Artur da Costa e Silva; e Colégio Augusto Batista.

__________________________________________________

TRE-MA - Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão
ASCOM - Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
(98)2107-8742 / (98)2107-8760 / (98)98802-4204
www.tre-ma.jus.br
www.twitter.com/TRE_MA

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...