quarta-feira, 10 de julho de 2013

Prefeitura garante cursos para produtores da zona rural de São Luís

Produtores rurais das comunidades de Caracoeira, Coquilho, Coquilho II, Mato Grosso, Cajupari, Baixa Fria, Vila São Raimundo do Motor, Cajueiro, Porto Grande e Coqueiro serão capacitados através de 30 cursos nas áreas de prestação de serviços, agossilvipastoril, associativismo e artesanato. Os cursos serão oferecidos pela Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa) e, em parceria com o Banco do Nordeste, os produtores vão receber também orientação sobre concessão de crédito e linhas de financiamento.

Na primeira etapa dos cursos serão capacitadas 400 pessoas das comunidades da zona rural do município de São Luís. No momento, a Semsa realiza mobilização junto às famílias das localidades, repassando informações preliminares. As linhas de créditos direcionadas pelo Banco do Nordeste são dos programas AgroAmigo e AgroMais.
 
Para Ariadna Silvana Santos, 37 anos, da comunidade Coquilho II, que trabalha com o cultivo da macaxeira, a capacitação é necessária no setor rural. “São muitas famílias que só conseguem produzir aquele pouquinho, mas, se tiver ajuda, poderão até mexer com outras plantações”, disse ela. A diversificação de atividades também é vista com otimismo por Marilena Rocha Oliveira Cruz, 37, da comunidade Mato Grosso. “A maior dificuldade é conseguir recurso e ter ajuda técnica. Se aprendemos mais temos condições de ampliar ainda mais nossas atividades”, acrescentou.
 
Segundo explicação aos produtores, a agente de Desenvolvimento do BNB, Marise Sousa, os programas disponibilizam recursos entre R$ 2 mil a R$ 15 mil, no caso do AgroAmigo, com amortização de até dois anos, sem juros agregado. Para obtenção do financiamento é exigido apenas documentação pessoal do pleiteante e comprovação da atividade por meio da DAP – Declaração de aptidão ao Pronaf, emitida pela entidade rural representativa.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...