Produtores rurais das comunidades de Caracoeira, Coquilho, Coquilho II, Mato Grosso, Cajupari, Baixa Fria, Vila São Raimundo do Motor, Cajueiro, Porto Grande e Coqueiro serão capacitados através de 30 cursos nas áreas de prestação de serviços, agossilvipastoril, associativismo e artesanato. Os cursos serão oferecidos pela Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa) e, em parceria com o Banco do Nordeste, os produtores vão receber também orientação sobre concessão de crédito e linhas de financiamento.
Na primeira etapa dos cursos serão capacitadas 400 pessoas das comunidades da zona rural do município de São Luís. No momento, a Semsa realiza mobilização junto às famílias das localidades, repassando informações preliminares. As linhas de créditos direcionadas pelo Banco do Nordeste são dos programas AgroAmigo e AgroMais.
Para Ariadna Silvana Santos, 37 anos, da comunidade Coquilho II, que trabalha com o cultivo da macaxeira, a capacitação é necessária no setor rural. “São muitas famílias que só conseguem produzir aquele pouquinho, mas, se tiver ajuda, poderão até mexer com outras plantações”, disse ela. A diversificação de atividades também é vista com otimismo por Marilena Rocha Oliveira Cruz, 37, da comunidade Mato Grosso. “A maior dificuldade é conseguir recurso e ter ajuda técnica. Se aprendemos mais temos condições de ampliar ainda mais nossas atividades”, acrescentou.
Segundo explicação aos produtores, a agente de Desenvolvimento do BNB, Marise Sousa, os programas disponibilizam recursos entre R$ 2 mil a R$ 15 mil, no caso do AgroAmigo, com amortização de até dois anos, sem juros agregado. Para obtenção do financiamento é exigido apenas documentação pessoal do pleiteante e comprovação da atividade por meio da DAP – Declaração de aptidão ao Pronaf, emitida pela entidade rural representativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário