segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Nascente do Batatã, morte anunciada!


O precário abastecimento de água da capital maranhense pode piorar ainda mais nos próximos anos. É que umas das fontes de água potável - o Reservatório do Batatã - esta com os dias contados. Tudo por conta de invasões na nascente do rio que alimenta este açude, causando desmatamento à vegetação ribeirinha, queimadas, depósito de lixos, somado a desídia das autoridades municipais, estaduais e federaisInvasor cercou o rio como se fosse de sua propriedade, pode?

A ocupação desorganizada de áreas localizadas próximos a Curva do Funil, na BR 135, avança diariamente sobre a vegetação nativa e sobre o rio. Os invasores, na maioria desinformado, destroem tudo pela frente, cortam os pés de anajá, juçareira, arrari, bacaba, tucum, ibaubeira, etc. Arrancam as árvores pela raiz expondo o rio agonizante ao sol escaldante.
O fogo, também usado na destruição, expõe o solo dos morros, o que fatalmente, nas primeiras chuvas trará muita terra para o já fragilizado rio, no processo continua de erosão dos montes adjacentes. Nas fotos podemos constatar garrafas pets, sacos de batatinhas, isopor, peças de bicicletas, e outros jogados no rio.
Segundo populares, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA possui conhecimento deste crime ambiental, mas nenhuma medida concreta para a preservação do mesmo foi tomada até agora, nas duas vezes em que estiveram no local.
O reservatório do Batatã está localizado na reserva ambiental do Sítio do Físico e é responsável por parte do abastecimento de água potável da capital. Com o abandono do sistema Italuis e mais o assassinato desde delicado recurso hídrico, diga-se - genuinamente luduvicense, calcula-se que de cinco a oito anos sofreremos graves períodos de secas na capital.
Já esta na hora da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sema, a Promotoria de Meio Ambiente, educadores e a sociedade em geral se movimentarem no intuito de não permitir o depauperamento desta nascente ou pelos menos mitigar a sua destruição imediata.



Publicou:


Blog do César Soares
portal itz
Professor Caio Hostillo


Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...