sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Centenas de jovens advogados se reúnem para discutir suas carreiras

Centenas de advogados em início de carreira de todo o Brasil estão em São Luís onde participam no Centro de Convenções do Hotel Pestana do XI Encontro Nacional dos Jovens Advogados. O evento foi aberto nesta quarta-feira com a palestra do presidente da OAB/MA, Mário Macieira, seguida da exposição da professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro sobre “O Papel das Carreiras Jurídicas no Controle da Administração Pública” prossegue até esta quinta-feira. Cerca de 800 pessoas entre profissionais e acadêmicos de Direitos estão inscritos.

O evento trouxe a São Luís o presidente da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, Ruy João Ribeiro Júnior e os membros da referida comissão Pedro Zanette Alfonsin e Maragarete Marillac de Souza, os presidente das Comissões de Jovens Advogados da Seciconal do Acre, Thiago Vinicius Gwozdz Poersch; da Seccional de Pernambuco, Gener de Souza Serralva Rodrigues; da Seccional de Goiás, Enil Henrique de Souza Neto; da Seccional da Paraíba, Expedito Leite da Silva Filho; da Seccional de Minas Gerais Fabrício Souza Cruz Almeida; da Seccional do Paraná, Maurício Barroso Guedes; da Seccional de Rondônia Fabiane Martini; da Seccional de Sergipe Cristiano Pinheiro Barreto e da Santa Catarina Gustavo Szpoganicz Guedes.

Durante a palestra de abertura, Mário Macieira destacou a importância do evento para a advocacia maranhense, notadamente para os profissionais em início de carreira, que formam 43,88% dos advogados inscritos na Seccional Maranhense. “Para a OAB é muito importante discutir as questões, as angústias que vêm com o começo da profissão” disse. Mário reconheceu que todo começo é difícil, pois o profissional tem o desafio de manter-se fiel aos seus desejos e vocações aliados à subsistência.

Na sequência de sua palestra, Mário Macieira defendeu a necessidade de uma maior participação política dos jovens profissionais em suas Seccionais. Disse que uma das formas de ampliar a atuação desses advogados é garantir a redução para três anos de inscrição na Ordem como condição para concorrer a um cargo eletivo nas Seccionais. Atualmente, são exigidos cinco anos de inscrição para que o profissional participe do processo eletivo da OAB. Mário concluiu sua palestra afirmando que as questões dos jovens advogados são também questões dos advogados de uma maneira geral, de toda a classe e de toda a OAB.

A noite do primeiro dia do Encontro foi encerrada com a palestra da professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro, que discorreu sobre “O Papel das Carreiras Jurídicas no Controle da Administração Pública”. Maria Sylvia falou do desafio que é exercer a advocacia pública, considerando que muitos dos profissionais dessas áreas não têm independência funciona e estabilidade. “Em muitos casos a advocacia pública é vista como algo que atrapalha”, lamentou a professora. Na opinião da especialista, é fundamental que a estabilidade na área da advocacia pública para que o advogado não se sujeite à ordem da autoridade e exerça, dessa forma, o controle da legalidade.

Compuseram a mesa de aberta do XI Encontro além do presidente da OAB/MA, Mário Macieira, o presidente da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, Ruy João Ribeiro Júnior, representando o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante Júnior, o desembargador José Barros de Sousa, representando o Tribunal de Justiça, a vice-presidente da OAB/MA, Valéria Lauande Carvalho Costa, o diretor tesoureiro da OAB/MA, Valdênio Nogueira Caminha, os Conselheiros Federais, representantes da Seccional Maranhão, Raimundo Ferreira Marques, Ulisses Sousa e Guilherme Zagallo, o presidente da Comissão de Jovens Advogados da Seccional Maranhão, Carlos Brissac Neto, o diretor da Escola Superior da Advocacia do Maranhão, Carlos Eduardo Lula, o presidente da CAA/MA, Gerson Nascimento, além da palestrante Maria Sylvia Di Pietro.

Segundo dia - A manhã do segundo dia de programação do XI Encontro Nacional de Jovens Advogados, aberto na última quarta-feira (17/10) no Centro de Convenções do Hotel Pestana, foi marcada por palestras com temas atuais e de interesse dos 930 advogados, estagiários e estudantes de Direitos inscritos no evento.

A primeira palestra foi “Sem Prerrogativas não há Advocacia”, proferida pela vice-presidente da OAB/MA, Valéria Lauande, que falou para o público presente sobre a dignidade profissional, o problema das violações das prerrogativas e de como tem sido o trabalho da atual diretoria da Seccional no sentido de promover campanhas para combater possíveis humilhações e desprestígios ao exercício da profissão.

Logo depois, foi a vez do conselheiro Federal pela OAB/MA, Guilherme Zagallo, discorrer sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJE) e seus avanços pelo Brasil afora. “Atualmente, há 40 sistemas de processo eletrônico em funcionamento no país e todos eles tem regras diferentes umas das outras. Atualmente, temos 25 tribunais do Trabalho, 107 Varas e mais de 65 mil processos exclusivamente eletrônicos”, informou aos jovens advogados da platéia.

O terceiro palestrante foi o também conselheiro federal pela OAB/MA, Ulisses César Martins, que abordou “Desafios aos Jovens Advogados”. Logo no início da palestra, ele lembrou que ninguém nasce advogado ou se torna advogado simplesmente porque foi aprovado no Exame de Ordem. “É no exercício profissional que nos tornamos advogados. É na luta (e na pressão) que somos forjados”, afirmou.

O estudante de Direito, Francisco Raillem Teixeira, elogiou os temas debatidos nas palestras. Para ele, eventos como o Encontro Nacional de Jovens Advogados proporcionam debates sobre as tendências na profissão e os assuntos de maior interesse da categoria. “Sendo que isso não é feito de qualquer forma, a gente ver que um preparado, um estudo por parte dos palestrantes para trazer esses debates para nós.”, declara.

O evento encerra-se com a palestra roferida pelo diretor-tesoureiro da OAB, Miguel Cançado, que representará o presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante.

Programação

17h30 – Precedentes Judiciais

Dr. Wanner Franco

18h30 – O Advogado e o Processo Civil Contemporâneo

Dr. Leonardo Carneiro da Cunha

Palestra de encerramento

Dr. Miguel Cançado

Fonte: OAB

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...