quinta-feira, 24 de abril de 2014

Fórum Territorial de Imperatriz debate Plano Estadual de Cultura

 Com o objetivo de colocar à disposição da sociedade uma minuta do Plano Estadual de Cultura do Maranhão (PEC), a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e o Conselho Estadual de Cultura (Consec-MA) realizam nesta sexta-feira (25), na cidade de Imperatriz, o Fórum Territorial do Sul do Maranhão. O evento, que acontece das 8h às 18h, no Centro de Formação de Professores, anexo da Escola Dorgival Pinheiro de Souza -centro, contará com a participação de cerca de 300 gestores e produtores culturais de 40 municípios.

   Conforme adiantou a secretária de Cultura Olga Simão, que estará presente no Fórum Territorial, o encontro é parte das estratégias de elaboração do PEC, que por sua vez norteará a política pública cultural para os próximos 10 anos. Mais cinco fóruns acontecerão, sendo eles: Território Oeste, 29 de abril (Zé Doca); Território Centro I, 6 de maio (Presidente Dutra); Território Centro II, 7 de maio (Bacabal); Território Leste, 12 de maio (Chapadinha); e Território Norte, 15 de maio (São Luís).

"O Plano Estadual de Cultura (PEC) é componente do Sistema Estadual de Cultura, por isso a participação da sociedade civil, dos gestores, dos produtores culturais nos fóruns regionais é fundamental. É mais um momento importante na cultura maranhense", afirmou a secretária Olga Simão.

As atividades começarão bem cedo, com o credenciamento, a partir das 7h, seguido de um café da manhã. Em seguida haverá a abertura dos trabalhos pela Mesa Diretora, prevista para às8 h. Durante o fórum haverá, ainda, apresentações da Plataforma do Sistema Nacional de Cultura (SNC), da Minuta do PEC e posterior divisão dos grupos em quatro eixos temáticos. (veja box)

"Preparamos uma programação com o objetivo de aproveitar cada instante do Fórum Territorial. Por isso convido a todos àqueles que fazem cultura na região a se fazerem presentes em tão importante evento", disse o conselheiro e presidente da Fundação de Cultura de Imperatriz, Lucena Filho.



Elaboração e Contribuição para a Cultura

Para a elaboração do Plano Estadual de Cultura foram criadas 10 comissões setoriais com a finalidade de trabalhar individualmente os segmentos da cultura. As comissões são: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Gestão Pública da Cultura, Livro, Leitura e Biblioteca, Memória e Documentação, Museus, Música e Patrimônio Cultural.

O gestor, produtor cultural ou mesmo qualquer cidadão pode dar sua contribuição na formulação e conferir as últimas informações sobre o Plano Estadual de Cultura através do site www.ma.cultura.com.br, no Portal do PEC; ou fornecer sugestões pelo e-mailplanodecultura.ma@gmail.com



PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM



8h30 - Apresentação da Plataforma do Sistema Nacional de Cultura – SNC;
9h - Apresentação da Minuta do Plano Estadual de Cultura do Maranhão
pela Analista Técnica do PEC;
10h - Divisão em grupos por eixo temático:
Eixo I – Patrimônio Cultural
Eixo II – Produção e Difusão Cultural
Eixo III – Gestão Pública da Cultura e Financiamento
Eixo IV – Memória e Documentação
12h - Intervalo para almoço;
14h - Reinicio dos trabalhos;
15h - Apresentação de propostas para composição do Plano Estadual
de Cultura;
17h - Votação das propostas fi­nais
18h - Encerramento

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...