sexta-feira, 8 de abril de 2016

Quase 65% dos brasileiros são a favor do impeachment e não consideram o afastamento golpe

A maioria dos brasileiros apoia o impeachment de Dilma Rousseff: 63,9% dos eleitores brasileiros são favoráveis ao impedimento da presidente petista, de acordo com pesquisa de opinião nacional feita pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta semana e divulgada nesta sexta-feira (8).

À mesma pergunta, 28,3% dos entrevistados disseram ser contra o impeachment, e 6,5% responderam não ser a favor nem contra. Outros 1,3% não respondeu.

O instituto também questionou se o impeachment é um golpe contra a democracia. A esta pergunta, 67,3% dos brasileiros responderam que não, 29,1% disseram que sim, que se trata de golpe, e 3,6% não sabem ou não responderam.

Apesar do alto apoio da população ao impeachment detectado na pesquisa, os eleitores estão divididos quanto ao futuro da presidente Dilma Rousseff.

Para 48,4%, a petista conseguirá terminar o mandato e outros 47,1% acham que ela será afastada. Por fim, 4,5% não opinaram.


Responsáveis pelo impeachment
A pesquisa quis saber dos entrevistados quem seria o principal protagonista para um eventual afastamento de Dilma Rousseff. A maioria (54,6%) disse que o povo brasileiro seria o maior responsável pela saída de Dilma. 
Outros 16,5% apontaram o juiz federal Sérgio Moro e a Operação Lava Jato, 10,2% disseram que os partidos de oposição teriam esse papel e 6,4% apontaram os deputados federais.
Completam a lista o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com 4,8% de protagonismo; o PMDB do vice-presidente Michel Temer, com 3,9%; e outros 3,6% que não souberam ou não opinaram.
A pesquisa ouviu 2.044 eleitores, com 16 anos ou mais, de 24 Estados e 162 cidades brasileiras, entre os dias 3 e 6 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...