quinta-feira, 24 de março de 2016

Grupo favorável ao desembarque do PMDB já tem maioria

O PMDB já contabiliza pelo menos 75 votos a favor da decisão de deixar o governo da presidente Dilma Rousseff, em um total de 127 votantes na reunião do diretório que acontece na próxima terça-feira, dia 29, o que dá uma vitória tranquila ao grupo que defende o rompimento, disse à Reuters uma fonte que acompanha de perto o ânimo dos peemedebistas.
O número pode ser ainda maior, chegando a 85 votos, diz a fonte. A decisão praticamente tomada pelo partido de desembarcar do governo e entregar os cargos marcará a maior derrota do governo na tentativa de manter a base unida e evitar a aprovação do processo de impeachment pela Câmara dos Deputados.
Com sete ministros e a maior bancada da base aliada no Congresso, o PMDB, mesmo infiel, ainda é a maior esperança do Planalto para ter os votos necessários para barrar o processo.
Na manhã de quarta-feira, a presidente foi explícita ao declarar que o governo “tem muito interesse” que o partido permaneça na base. “Nós queremos muito que o PMDB permaneça no governo. Tenho certeza que meus ministros têm compromisso com o governo”, afirmou a jornalistas.
Uma última tentativa para segurar o afastamento do partido foi feito na noite de terça-feira, depois que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o ex-presidente José Sarney, e a própria presidente reuniu os ministros do PMDB para fazer mais um apelo.
Os senadores, apoiados pelos ministros, tentaram empurrar a reunião do diretório para o meio de abril, no final do prazo limite de 30 dias acertado na convencao, em 15 de março.
A estratégia foi abortada em uma reunião com o vice-presidente Michel Temer.
Inicialmente marcada com os ministros, que preferiam se manter no governo, e alguns senadores do partido que concordavam com o adiamento, o encontro terminou dominado por um grupo de 30 deputados que se anteciparam e convenceram Temer a enterrar a ideia alegando que havia já consenso para manter a reunião no dia 29 e uma mudança daria a ideia de que a pressão de Lula teria surtido efeito, contou a fonte peemedebista.
Ao abandonar o governo, o PMDB libera seus parlamentares para votarem como quiserem no processo de impeachment. A fonte reconhece que a decisão da direção do partido não mudará em nada a disposição dos parlamentares, seja a favor ou contra o governo.
“Nenhuma decisão do partido vai definir voto de deputado ou senador”, disse. Mas uma boa parte da bancada na Câmara já pedia o afastamento.
No Senado, com o presidente da Casa ainda dando apoio pelo menos formal ao governo, o Planalto ainda espera ter uma margem maior para evitar o processo, caso perca também no plenário da Câmara, mas esse otimismo já diminuiu.
“Se chegar até lá, o Senado não vai segurar e nem Renan tem intenção de evitar”, disse à Reuters outra fonte do partido.
Durante a reunião no Palácio do Jaburu, na terça-feira à noite, foi acertado que os sete ministros peemedebistas terão até o dia 15 de abril para que deixem os cargos. Nenhum deles gostaria de sair, mas, com a exceção de Hélder Barbalho, dos Portos, eles não têm força em seus Estados para tentar reverter a tendência de desembarque.
Na avaliação de uma das fontes peemedebistas, dos sete ministros -Eduardo Braga (Minas e Energia), Hélder Barbalho (Portos), Henrique Eduardo Alves (Turismo), Mauro Lopes (Aviação Civil), Kátia Abreu (Agricultura), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Marcelo Castro (Saúde)- os três últimos são os que mais teriam tendência a ficar no governo, mesmo sob ameaça de expulsão do partido.
Amiga pessoal da presidente e há pouco mais de dois anos no PMDB, Kátia Abreu não tem uma base peemedebista sólida. Da mesma forma, Pansera está no partido apenas desde 2014. Marcelo Castro, ao contrário, é um peemedebista de longa data mas, de acordo com seus companheiros de partido, a ele interessa mais nesse momento se manter ministro.
Na manhã da quarta-feira, os dois ministros deram entrevista no Palácio do Planalto criticando abertamente a possibilidade do PMDB deixar o governo e jurando fidelidade à presidente, afirmando que poderiam deixar os cargos temporariamente para votar contra o impeachment, se for necessário.
“Minha posição é que nós não devemos deixar o governo. O PMDB veio até aqui com o governo, tem o vice-presidente. Seria uma grande irresponsabilidade ter ministros da importância como Saúde, Minas e Energia e Agricultura, e em um momento de crise tão profunda como essa a gente esvaziar os ministérios", afirmou o ministro da Ciência e Tecnologia.
Depois de dizer que concorda “100 por cento” com Pansera, Marcelo Castro acrescentou que o país precisa do PMDB mais do que nunca e “é hora de contribuir” e não de “pensar em sair”.
A decisão do partido, no entanto, é de que os ministros que relutarem em sair do governo estarão dando sinais de que irão sair do PMDB. Apesar de evitar falar claramente em expulsão, a fonte lembra que as decisões serão tomadas pelos diretórios estaduais. “A decisão está lá. As conversas aqui em Brasília não querem dizer nada lá na ponta”, argumentou.
Por Lisandra Paraguassu

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...