quarta-feira, 11 de junho de 2014

Prefeitura realiza campanha de vacinação contra a raiva

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Saúde (Semus), está realizando uma ampla campanha de vacinação contra a raiva canina em toda a cidade. A ação envolve 163 agentes com a meta de vacinar 140 mil animais, entre cães e gatos, para eliminar a doença, que tem um alto poder de letalidade. O trabalho de prevenção com imunização é uma orientação do prefeito Edivaldo para as ações da Semus.
 
“Quando a atual gestão municipal assumiu, encontrou um quadro preocupante com 52 casos de raiva animal registrados em 2012, o que representava um grande risco para a população. Por isso, foram tomadas providências imediatas para interromper o ciclo de transmissão”, explicou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Semus, João Batista Pires.
 
Em 2013, a Prefeitura realizou duas campanhas de vacinação animal contra a raiva e desde maio do ano passado não há registros de casos da doença em São Luís. A campanha se estenderá até o dia 15 de julho e, para receber a vacina, os animais devem ter, no mínimo, três meses de vida. Eles não podem apresentar sinais de doença nem estar em recuperação de acidentes ou cirurgias.
 
As fêmeas em período de gestação, no cio ou em fase de amamentação também podem ser imunizadas. Não é necessário apresentar documento do proprietário nem do animal. Em todos os bairros já visitados pelas equipes de vacinação, a adesão da população é grande, mesmo assim a Semus reforça que o único meio de prevenir a ocorrência da raiva é com a imunização de cães e gatos.
 
“A raiva é uma doença transmissível pelo contágio direto, através de mordidas, arranhões e lambidas de qualquer animal infectado. Por isso, é importante vacinar e ficar atento para a aplicação de uma nova dose da vacina, no mês de dezembro. A participação da população nessa campanha fortalece o trabalho sério que a Prefeitura está fazendo para eliminar a raiva no município”, declarou o coordenador do CCZ.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...